sábado, 18 de abril de 2009

Chá - Uma bebida com história




Conta a lenda que a árvore do chá foi descoberta por mero acaso quando, em 2737 a.C., o imperador chinês, Shêng Nung, dava um dos seus passeios matinais pelas suas propriedades. Este terá pedido aos seus criados para que fervessem um pouco de água enquanto descansava à sombra de uma árvore. Entretanto, uma folha ter-se-á solto e caído dentro da sua taça. Guiado pela curiosidade, o imperador bebeu a água fervida com a folha, nascendo assim a primeira chávena de chá....




São muitas as histórias e lendas sobre as origens do chá. Mas seja qual história se leia ou ouça, a verdade é que este começou a ser utilizado há cerca de 3 mil anos no Oriente, e ainda hoje é uma das bebidas mais consumidas por lá.

O lado místico dos chás

Além do aroma e do gosto, o poder curativo dessa bebida atrai a atenção de muita gente. Muitas das "poções mágicas" preparadas pelas "bruxas" eram apenas chás medicinais feitos com a erva correcta adaptada a cada caso e situação....

O chá viajante

Mesmo tendo sido descoberto pelos chineses, foram os japoneses os verdadeiros responsáveis pela divulgação pelo mundo começando pela sua exportação para a Europa a partir do século XVI, onde ganhou fama e tradição, sendo largamente consumido até aos dias de hoje....


Como preparar um bom chá

O chá deve ser preparado com água fresca e sem calcário e fervida numa cafeteira completamente limpa. Enquanto a água aquece, escalde o bule (de preferência de porcelana ou vidro; nunca de metal!!) e deite-lhe o chá numa proporção de uma colher de café para cada chávena e uma para o recipiente.

Quando a água começar a ferver, verta um pouco sobre as folhas do chá até cobrir e deixe em infusão dois ou três minutos e junte de seguida o resto da água, mexa e sirva após cinco minutos.
se o chá for em saquetas (o que recomendo apenas para quando não se tem muito tempo) estas devem ser apenas introduzidas na água depois de entrar em ebulição.

Sirva com açúcar, limão e se gostar dele à bela maneira inglesa com leite frio (que deve ser colocado na chávena antes do chá e do limão; nunca depois). Os apreciadores de chá pouco quente podem juntar água fria na chávena e nunca no bule.
Recomenda-se passar as chávenas por água morna, mesmo quando se repete a dose.

Estudos revelam

As investigações, efectuadas até hoje, mostram que o chá contribui positivamente para uma vida saudável, podendo vir a diminuir o risco de desenvolvimento de cancro, ataques e doenças cardíacas. Porém, é importante realçar que não existe nenhuma prova concreta da relação do consumo de chá e prevenção de doenças.


Mas...seja qual for o chá que se beba, é inegável o seu delicioso sabor (dependendo de que chá se use) e seu o efeito relaxante numa tarde fria ou até num convívio familiar e com amigos...e este presta-se até para usos culinários, seja para doces ou salgados...por isso vos digo, bebam chá e partilhem um momento agradável com quem mais gostam!





Dicas/Notas: este texto foi inspirado no dossier de chá da revista Boa Mesa, na Saúde em Casa Especial "Chás que Curam" e em alguns textos espalhados pela internet...

Se quiserem saber mais sobre chá aqui vos deixo alguns links interessantes:
http://www.unilever-jm.com/As-nossas-marcas/Cozinhar-e-degustar/Comoprepararochaperfeito.asp

http://saude.sapo.pt/artigos/dossiers/nutricao/ver.html?id=756071

http://chanasaude.no.sapo.pt/

http://www.iconocast.com/article2_Portu/I3/News9.htm

http://setenoticias.com/comida-culinaria/tipos-de-chas-e-para-que-servem.html

6 comentários:

Carina disse...

Miga adorei!!!!
Muito interessante :)
Também adoro chá!!!!
Beijoca

Belinha disse...

eu tb gosto mt acompanhado com uns biscoitinhos nham nham:D bjoca!!!

Carina disse...

Ui miga... nham nham!!!!!!!!!!!! :)

Belinha disse...

:D eheheh olha! até podia ser um cházinho agora com os meus biscoitinhos da vovo!!k tal?

Carina disse...

Sim , sim!!!!!!!!!! Delíciaaaaaaaaaaaaa :)

Belinha disse...

:D eheheh