quarta-feira, 24 de junho de 2009

S. João!

(imagem retirada da net)


Pois é chegou o dia de S. João e venho aqui falar um pouco das tradições da minha aldeia...

Na madrugada de S. João é costume por aqui, há já muitos anos, os rapazes e homens solteiros reunirem-se todos para irem "roubar" os vasos de flores das casas das moças solteiras (se bem que agora já n seja bem assim...agora já vão às casas de toda a gente eheheh).
É uma tradição engraçada e ninguém leva a mal...embora haja alguns abusadores (de vez em quando)mas tudo se resolve! E que fazem eles aos vasos perguntam vocês? Deixam-nos nos largos, pelourinhos, fontanários! É sempre motivo de galhofa na aldeia a ver a quem retiram os vasos e onde os colocam! Acreditem! só visto!

***********
E falando agora de tradições culinárias... por norma nos santos populares come-se a bela da sardinha com saladinha de pimento e batata "à racha" que é como quem diz ...batata cozida com pele...
Deixo-vos aqui uma sugestão diferente que também faz parte das tradições da minha zona (já fiz esta receita à algum tempo mas é deliciosa e combina bem com os santinhos populares :D)

Bola de Sardinha

Para fazer esta bola é muito simples! Basta fazerem uma massa de pão a vosso gosto, moldarem uns pães, colocar as sardinhas por cima (previamente limpas de tripas e afins) e levar ao forno a cozer!

Bom S.João para vocês eheheheh:*

5 comentários:

Carina disse...

Esta bola de sardinha tem um aspecto maravilhoso miga!!!!
Curiosa a tradiçao do S. João na tua terra!!!! Deve ser engraçado!!!
Beijocas

cozinha da tia Adelaide disse...

Belinha que vontademe deste de comer um pouco de bola de sardinha
bjs

ameixa seca disse...

São estas tradições que merecem ser preservadas :)

Inês - Cardápio de Sabores disse...

Sardinhas ainda nem as provei!! Mas já andei pelo caldo verde=)

Sónia Alexandra disse...

Beijinhoossssssssssssssssssss, estou de volta.