segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Carne de Porco Frita à Alentejana


Ultimamente não tenho tido muita paciência para grandes cozinhados... o meu trabalho tem sido imenso e ando cansadita mas este fim de semana lá me inspirei no meu livro "A Cozinha Ideal" e fiz esta receita que, modéstia à parte, é uma delícia e nada tem a ver com a carne à alentejana que servem nos restaurantes!

Passemos à lista de ingredientes!


(Base para 5 a 7 pessoas)


1 quilo de carne magra (lombo de preferência)
1 quilo de amêijoas
20 grs de banha (eu usei azeite)
2 dl de vinho branco
1/2 colher de vinagre
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 cebola
1 cenoura (não pus)
1 colher de chá de pimentão doce
sal e pimenta (usei pimenta 5 bagas)
(acrescentei à receita um pouco de piripiri)


Cortar a carne em pedaços pequenos e marinar durante 24 horas com os temperos acima indicados.
Retira-se a carne dos temperos e espreme-se. Levar ao lume a banha (no caso foi azeite) numa frigideira e, quando estiver quente, deitar a carne.
Quando estiver meio frita, lavar as amêijoas e adicionar à carne, juntamente com o líquido onde esteve a carne. Tapar a frigideira e, quando as amêijoas estiverem abertas polvilhar com coentros e salsa picados.
Podem também acrescentar pickles picados e quartos de limão para decorar (eu não o fiz).



Nota: Há quem faça esta receita com batata frita em cubos mas eu francamente não gosto.

Servi com pão torrado e arroz simples...

9 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Se tu sem inspiração fazes uma coisa tão deliciosa, imagino com inspiração!
Está com um óptimo aspecto.

Inês - Cardápio de Sabores disse...

Um espectáculo de receita. Adoro este pratinho.

Smsn - artes e ideias disse...

É MUITO BOM!! ESTE FIM DE SEMANA TB FIZ!!

DEPOIS POSTO NO BLOG!

BJKAS

sonia disse...

Que delícia de pratinho!! E então a carne bem marinada durante esse tempo faz toda a diferença! Fica delicioso. Beijinhos grandes

Sónia Alexandra disse...

Ai mas que delícia. Jinhossssssss

ameixa seca disse...

Com batata ou não, eu adoro :)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Belinha amei seu blog! Mtu mtu mtu bom! Estou te seguindo! Se tiver um tempinho da uma passadinha no meu blo - www.paulacavequia.blogspot.com - se participar entao sera uma honra! Grande bjo parabéns!

Anabela disse...

ja tava com saudades das tuas receitas,volta depressa,bjs

Belinha disse...

obg minhas lindas...isto por ca nao anda mt facil nao:****