terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aletria


"Repara o quanto de histórias trago em mim..."

Este doce é um dos meus predilectos desde pequena... Sempre me lembro da minha mãe fazer aletria e eu depois, à socapa, ia comer  um pouco enquanto ainda estava morna e ela ficava fula comigo! "Olha que ainda te dá uma dor de barriga!!" dizia ela :) Eu ainda hoje o faço e não tive dor de barriga nenhuma  eheheh Quando vi esta receita no blog da Moira, não resisti em experimentar! É em tudo semelhante à receita da minha mãe, mas enquanto que minha mãe faz a receita apenas com àgua, esta receita combina a àgua e o leite. Claro que fiz apenas algumas alterações mas deixo-vos aqui a receita original.


350 g de aletria (cabelo de anjo)


300 g de açúcar

casca de 1 limão


1 pau de canela

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de banha (não coloquei)


1 litro de água

1 litro de leite quente

6 gemas de ovo (pus apenas 4)

canela para polvilhar

Preparação:





Levar a água ao lume com a manteiga, a banha, a casca de limão e o pau de canela, quando levantar fervura adicionar a aletria e mexer bem para a massa se soltar. Adicionar o leite quente e deixar cozer por breves minutos. Retirar do lume, bater as gemas e juntá-las à massa mexendo sempre para incorporar, levar de novo ao lume para engrossar sem deixar ferver, um minuto ou dois no máximo.

Colocar em pratos ou travessas, deixar arrefecer e polvilhar com canela em pó.







14 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hum... que delicia de doce, passa lá no meu blog tem sorteio de natal! Bjoooo...

SUELY PERES disse...

Nunc vi este docinho, mais achei interessante, vale a pena xperiemntar. beijinhos

teiasonhos disse...

Adoro aletria. :)

Anabela disse...

que delicia,eu tambem adoro aletria!prefiro agora á do natal,bjs

Olguinha disse...

adoro aletria e é mesmo uam delicia comê-la ainda quente! faço o mesmo com arroz doce!! bejinhos

ameixa seca disse...

Também faço com água e leite, mas banha é a primeira vez que vejo numa receita de aletria. Gosto daquela que se corta à colher :)

Marinex disse...

e eu que nunca comi disto!! ainda ontem comentava com a minha mae... lol vou ter que comprar e fazer... a tua tem um aspecto delicioso, como tudo o que fazes... beijinhosssssssss

O Cantinho da Mimi disse...

Eras uma pestinha, eheh

Eu só gosto de aletria quente :pp
Quando está fria, já não como, lol

Beijinhos grandes**

Sónia Meirinho disse...

vê-se tanto disto por aqui nesta epoca!! nunca comi mas de tanto ver até dá vontade!!!! deve ser mesmo bom! e com canela...nham!!! beijinhos

Carina disse...

Minha linda, este também é um daqueles dicinhos que me lembra a infância!!!!
Também adoroooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijocas :)

a Trofa tem cozinheira disse...

ohhh és das poucas que faz aletria como eu gosto!!! COM GEMAS!!!! ADORO ASSIM!!! gostei amiga!

cozinha da tia Adelaide disse...

Aletria .......... o docinhoa preferida da minha saudosa mãezinha, sempre lhe fazia quando a tinha perto de mim, infelizmente foi pra junto dos anjos. Atua tem um aspecto de fazer crescer água na boca
beijos

Larana disse...

Aletria........pois bem...........agora não tens desculpa para cá não vires.

Pois é menina, a tua afilhadita quer aletria, a tua afilhadita devora aletria, estás á espera do que????????

beijinhos amiguinha

Anónimo disse...

gostaria de saber os ingredientes da aletria indiana com passas ou soltanas e uma aletria que fica um pouco augada quer dizer como canja assim solta.