quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bacalhau à Ermelinda

Não sei quem era a Ermelinda que inspirou esta receita mas o que é certo é que é uma delícia! Vamos à receitinha
Base para 6 pessoas


3 postas de bacalhau (previamente cozidas)
2 cebolas as rodelas finas
1 kg de batatas
1 dl de leite
1 colher de manteiga
0,5 dl de molho branco
2 ovos cozidos (cozi mais um)

Faz-se o puré de batata, cozendo as batatas descascadas e passando-as no passe-vite. Levar ao lume com o leite e a manteiga e tempera-se a gosto.

Num pyrex, põe-se metade do puré de batata, outra de bacalhau desfiado e frito na cebolada, ovos cozidos às rodelas e molho branco*. (aqui eu fiz de forma diferente: fiz a cebolada com o bacalhau e adicionei o molho branco e deixei engrossar um pouco)

Cobre-se com o resto do puré, pinta-se com gema de ovo e leva-se ao forno a gratinar. (para decorar, coloquei um ovo fatiado pelo empadão antes de ir ao forno e polvilhei com orégãos)

Servir.(receita in Comidinhas Anticrise)



Notas:

*O molho branco fiz da seguinte forma:

1 colher e meia (de sopa) de manteiga, 1 colher e meia (de sopa) de farinha e 2 dl de caldo de peixe. Derreter a manteiga, juntar a farinha, mexer bem e ir juntando a água até obter um creme aveludado (se necessário adicionar mais farinha)

Dicas:
A receita original não leva mas eu adicionei também miolo de camarão ao recheio de bacalhau. Creio que também deve ficar igualmente bom com espinafres, pimento, azeitonas etc…fica ao vosso critério!

Espero que gostem!







17 comentários:

Carlita disse...

Uma bela receita de bacalhau...

bjs

SoraiaSilva disse...

Esse bacalhau tem um aspecto excelente! É delícia na certa :)
Beijinhos*

Luísa Alexandra disse...

Gostei bastante das adições que fizeste, e da receita em geral, parece deliciosa e óptima para esta altura de tempo mais frio em que apetece este género de comidas de forno.

Maria disse...

Belinha, que rico prato de bacalhau, deve esta optimo.
Bjns.

Scaf disse...

Belo empadao, que maravilha :)
bjs

teiasonhos disse...

Maravilha, miga.
Vou experimentar, vou!

Carina disse...

Minha linda, mas que fantástico ficou este bacalhau!!!!
Como a minha mãe é Ermelinda, vou ter que experimentar este belo bacalhau!!!! lol

Beijocas :)

Pratos da Bela disse...

Hummmmmmmmmm
que maravilhas...
Posso me servir?
Jinhos fofos

Marlene e João disse...

Bacalhau dá pra fazer de 1001 maneiras como se costuma dizer, o teu está c excelente aspecto amiga :D
Parabéns!
Beijinhos doces**

Inês disse...

Tambem nao sei kem é a ermelinda, mas ate que percebia da coisa!! A receita é fantástica

ameixa seca disse...

Aii bacalhau já é bom mas com camarão e puré, ainda é melhor :)

Larana disse...

Um beijo muito grande á Dª ermelinda, LOL!!!

Uma delicia minha querida.

Tenho algo para ti no meu blog, vai cuscar:))

argas disse...

Essa refeição tem mesmo excelente aspecto!! bjinhos

Anabela disse...

Adoro bacalhau e este deve ser maravilhoso,tenho de experimentar,bjs

M. disse...

Que delícia de bacalhau!!!
Tens um selinho no meu blog ;)
Bjs,
M.

isabel disse...

Olá Belinha, a foto ficou muito bonita e a receita tem tudo para que esse pratinho seja muito saboroso. Então, com uns camarõezinhos adicionados, a Ermelinda teria gostado!!!
beijinho grande :)

Irene Filipe disse...

Olá Belinha
Estou a visitar o teu canto pela primeira vez!
E gostei muito!
Curioso foi o facto de encontrar "Bacalhau à Ermelinda"...Ermelinda era a minha querida mãe e se havia uma coisa que ela gostava era de bacalhau, mas o mais curioso ainda era de gostar dele confeccionado com esses mesmos ingredientes....!!! Coincidência??!!! Não sei...
Para mim, é como se fosse uma homenagem....Então obrigado por isso!
Vou voltar mais vezes.
bjocas