quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Leite-Creme / "Crème Brûlée"

Uma sobremesa bem simples e deliciosa! Deixem-se tentar pela sua cremosidade e aroma delicado...

1 litro de leite
6 gemas
200 grs de açúcar (coloquei apenas 190 grs)
1 colher de sopa de farinha
1 vagem de baunilha ou uma colher de sopa de açúcar baunilhado (optei por uma saqueta de açúcar baunilhado que adicionei ao açúcar normal)


Preparação:
Ferver o leite com a baunilha (usei uma casca de limão.)
Bater as gemas com a farinha e o açúcar. Quando o leite estiver morno, juntar aos poucas às gemas e volta ao lume a engrossar, mexendo sempre. Tem de ferver para cozer as gemas.
Deitar o creme num prato de serviço e esperar que arrefeça. Vai formar-se uma ligeira pele, por cima.
Polvilha-se generosamente com açúcar e queima-se com um ferro em brasa. Esta operação deve ser feita pouco antes de se servir para o caramelo estar estaladiço.


In Comidinhas anticrise


20 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Que óptimo aspecto tem o teu Créme Brûlée!!!!!

Mari - Strawberrycandy disse...

Que delicioso créme brûlée...
Beijinhos

A Autora do blog disse...

Tem muito bom aspecto.
É uma delicia.
Gosto bastante.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Larana disse...

eu gosto, eu gosto, eu gosto, hihihihihihi

beijokas:))

Cuca disse...

Eu adoro leite creme!!! Então quando está queimado é uma tentação para mim!!!
Que óptimo aspecto!
Beijocas*

Scaf disse...

Bem delicioso posso provar :)
bjs

Romy disse...

Maravilha!!!!

Maria disse...

Leite creme queimado uma sobremesa 5*.
Beijinho

Anabela disse...

Adoro leite creme,acho delicioso,bjs

Irene Bastos disse...

Adoro leite cremee.. já ando para fazer o créme brûlee a imenso tempo só que me falta um ingrediente que não consigo encontrar por cá.
O teu leite creme esta muito bonito parabéns
bjs docinhos

Pratos da Bela disse...

Hummmmmmmmm
que aspecto gostoso, posso tirar a minha parte? ;D
é que está mesmo apetecível...
Jinhos fofos

Carina disse...

Minha amiga, como adoro leite creme!!!!
Que apetitoso está o teu!!!!

Baisers mon ami:))))))))))

argas disse...

Ficou lindo!!!

Patrícia Sereno disse...

Ficou deliciosa...e perfeita!

ameixa seca disse...

Adoro leite creme :)

Marisa disse...

Adoro leite-creme... Ás vezes queimo-o demais :/
♥ Dá uma espreitadela na minha colecção do "Dia dos Namorados". Bjinho e bom FDS ♥

cozinha da tia Adelaide disse...

É uma das minhas sobremesas preferidas, está perfeito.
beijinhos e bom fim de semana

Carlita disse...

É uma sobremesa q fica sempre bem em qualquer mesa...

fénix renascida disse...

Fazer não sei, mas sei apreciar:)
Os doces são uma perdição...

O meu assunto, porém, é outro:

Trata-se de decidir sobre a guarda dos filhos, em caso de separação: guarda à mãe (que é normalmente, a figura de referência da criança), ao pai (que é, muitas vezes, aquele que oferece melhores condições), ou conjunta? Pode um juíz decidir por esta última, contra a vontade de um casal que acaba de se separar? Pode decidir pelo pai, ainda que nada haja a apontar à mãe?

Palavras sábias de um pai que ganhou, em tribunal, a custódia dos filhos: A tutela dos filhos é um empreendimento para a vida; não pode ser gerido por dois sócios que não se entendem. As pessoas não conseguem deixar de usar o seu poder para anular decisões e exercer pressões. É preferível que só um dos pais tenha a tutela, por muito que isso custe ao outro. A educação de uma criança não é passível de falhas.'

Ponhamos a mão na consciência: se a lei não permite que se separe as crianças de junto dos seus pais, mesmo que estes vivam em fracas condições, porque razão há-de um juíz atribuir a guarda ao progenitor que ofereça melhores condições? É este o superior interesse da criança?!

Eis a minha petição pela salvaguarda daquilo que eu entendo ser um direito NATURAL das mães (desde que estas tenham o MÍNIMO de condições e se revelem BOAS -mas não perfeitas, claro- mães).

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575

Smsn - artes e ideias disse...

que delicia de leite creme!!

smsn.artes