terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sonhos


¼ de litro de leite


¼ de litro de água

300 grs de farinha

100 grs de manteiga

1 pitada de sal

7 a 9 ovos



Preparação:

Levar uma caçarola ao lume com o leite, a água, a manteiga e temperar com o sal.(a receita original não pede, mas cá em casa acrescentamos um pau de canela e uma raspa de limão para dar gosto).

Quando ferver, juntar a farinha, mexendo rapidamente com uma colher de pau. Quando a massa estiver feita com aspecto de uma bola, retira-se para dentro de um alguidar e quando se puder aguentar a mão, deitar os ovos, um a um, até ficar tudo bem ligado.

***

Modo de fritar os sonhos:

Levar ao lume um tacho com óleo e, quando estiver quente, deitar pequenas porções da massa com a ajuda de uma colher de sopa. Deixam-se fritar lentamente no início e depois aumenta-se um pouco a temperatura. Escorrem-se e servem-se quentes, polvilhados com açúcar e canela ou com molho.

***
Notas:

A massa dos sonhos conhece-se que está boa quando, ao fritar os sonhos, estes se voltem por si ou dando-se-lhes apenas um toque com a escumadeira. Para tal é preciso que fiquem à vontade dentro da fritura, visto que crescem muito. À massa não tem também grande inconveniente o eliminar-se o leite, substituindo-o por água, ficando apenas os sonhos mais esbranquiçados.

in A Cozinha Ideal

12 comentários:

Pratos da Bela disse...

Lindos e maravilhosos
Posso tirar 1?
Jinhos fofos

Maria disse...

Ficaram lindos os teus sonhos.
Beijinhos e um Bom Ano, para ti.

Anabela disse...

Muito lindos e obrigado pelas dicas,nunca fiz sonhos,mas adoro come los,bjs

Larana disse...

Há 2 anos atrás fartei-me de fazer sonhos e por acaso sairam deliciosamente, este ano que passou nem me atrevi, pois a inteligente aqui........trocou a fritadeira pela actifry e por isso a preguiça de fazer na panela, passou ao lado....mas....os teus sonhos estão lindos, quer dizer, estavam lindos e de certeza muito saborosos. são uns dos meus favoritos doces de natal, embora cá em casa os sonhos se comem a qualquer altura do ano.

Beijinhos doces amiguinha

Marlene e João disse...

Humm, cá bommm!
Estão lindos os teus sonhos amiga..
Este ano queriamos experimentar esse doce mas n foi possivel, mas qq dia experimentamos confeccionar, pois é mto bommm...
Beijinhos doces**

Cuca disse...

Ficaram mesmo com bom aspecto!! Moreninhos!
Beijocas*

Carina disse...

Mas que lindos sonhos!!!!!!!!!
Também tive na mesa da consoada mas não comi... dediquei-me aos bilharacos!!!!!
Mas apetecia-me comer agora um dos teus!!!!

Beijocas :)

belinhagulosinha disse...

ficaram mesmo muito lindos amiga,jinhos

Elaine Brum disse...

olá!!! tambem estou seguindo o seu blog!!!
obrigada por seguir o meu!!!
ahhh...pena que não da para mandar para o Brasil um desse seus sonhos.... kkkkkk
bjs!!

isabel disse...

Adoro sonhos! A raspinha de limão e o pau de canela devem fazer toda a diferença! mmm..a esta hora ver esta foto...Com certeza que vou sonhar com os teus sonhos :)
beijinho.

teiasonhos disse...

Gosto, mas minha mãe deixa mto oleosos... :s

Beijoca.

Sónia Meirinho disse...

que saudades que eu tenho de comer estas iguarias!! este ano no meu natal nao comi nada dessas coisinhas mas estava ansiosa!! correu mal... mas para o ano espero comer!! ficaram lindos e certamente optimos!!! beijao grande