segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Crumble Maçã&Pêra


Eu adoro receitas com fruta e uma que me tenta particularmente é o crumble de maçã. Este fim-de-semana lá me decidi a experimentar mas... não tinha receita. E o que faço eu? Pesquisar na net... Conclusão: após alguns minutos, fiquei baralhada com tanta receitinha tentadora :P
Arregacei as mangas e decidi aproveitar várias ideias! O resultado? Uma sobremesa deliciosa e muito fácil de preparar. Não acreditam? Pois então vejam...

Precisei de:

Para o Crumble:
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar amarelo
Recheio:
2 maçãs
2 pêras
sultanas douradas q.b.
canela q.b.
mel q.b. (facultativo)
vinho do Porto q.b.

Derreter a manteiga. Misturar a farinha, o açúcar e os flocos. Adicionar a manteiga e misturar tudo até obter uma mistura areada. Reservar.
Descascar a fruta, cortar em gomos e colocar num pirex. Adicionar o vinho do Porto, o mel e a canela e envolver tudo muito bem.
Cubrir com o crumble e levar ao forno cerca de 30 minutos (ou até o crumble estar bem dourado).
Servir ainda morno com gelado, natas batidas ou iogurte natural batido.

Notas: O crumble deveria cubrir integralmente a fruta mas preferi fazer assim... Ficou crocante q.b.
Para 1º vez que faço, acho que não me sai muito mal :) O meu pai repetiu a dose e ainda queria mais!:P

11 comentários:

Carina disse...

Nham nham!!!!
Ficou crocante e muito delicioso!!!!

Beijocas e boa semana :)

ameixa seca disse...

Também gosto de sobremesas com fruta mas nunca fiz crumble. Nem sei bem porquê, mas tenho certeza que gosto disso :)

Luísa Alexandra disse...

Que óptimo ficou, deve estar mesmo saboroso.

Maria disse...

Adoro bolos e sobremesas com fruta, este crumble deve ser muito bom, crocante...
Bjns

argas disse...

uhmmm, que bom aspecto!

Elisabete disse...

Andas toda baralhada de tantas delícias que vez por aí e dps pões-te a fazer invenções. O teu pai não conta, porque ele é muito guloso ihihihihihih. Beijinhos

Larana disse...

mas que delicia minha amiga, fiquei mesmo com vontade de experimentar.

beijinhos doces:))

Sónia Meirinho disse...

Eu nunca comi mas de facto o aspecto é dos melhores e tambem adoro doces com fruta!!Adorei!! Beijinhos grandes**

isabel disse...

Olá Belinha...Para 1ª vez, saiu-de excelentemente! Crocante como deve ser...Nham nham..até me cresce água na boca :)
beijinho.

Célia disse...

Hummmm que delicia...
Beijinhos

cozinha da tia Adelaide disse...

Que delicia, acreditas que nunca fiz crumble?
Tenho de experimentar com a tua receita.
bjs