terça-feira, 11 de maio de 2010

Bolo de Chocolate & Creme Custard


Foi este o bolinho escolhido para comemorar o aniversário da minha pipoca! Ela adora bolo de chocolate e não hesitei um segundo em preparar um especial para ela. Cá vai a receita:

5 ovos
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha
2 chávenas de chocolate em pó
1/2 chávena de óleo
1 colher de sobremesa de fermento
1 chávena de água a ferver

Misturar todos os ingredientes e, no fim, juntar a chávena de água a ferver.

Creme Custard*

2,5 colheres de sopa de custard
2 gemas+2 claras
6 dl de leite
3 colheres de açúcar amarelo

Levar 4 dl de leite a ferver num tachinho. Entretanto bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Quando o leite começar a ferver, adicionar esta mistura e ir mexendo bem até engrossar.
Deixar arrefecer bem e depois incorporar as claras batidas em castelo.
*(podem optar por seguir as instruções da embalagem da farinha custard. Eu preferi fazer assim)

Como fazer a montagem deste bolo:
Cortar o bolo ao meio, barrar uma parte com creme, colocar fruta em pedaços pequenos (usei pêssego), cobrir com a outra parte também barrada com um pouco de creme para que "cole". Revestir o bolo com o restante creme e decorar a gosto. No meu caso, usei coco ralado, pepitas de chocolate tricolores e umas borboletas de  chocolate.
Pormenor do bolo

Notas: Ficou um bolo com textura fofa e de paladar agradável, nada enjoativo. Para quem quiser saber como  fiz as borboletas, é simples: derreti duas barrinhas de chocolate no microondas; depois formei as borboletas com a ajuda de um canudinho em papel vegetal e foi só esperar que endurecessem para colocar no bolo... Não ficaram lá grande coisa mas como corri uma data de lojas à procura de uns bonecos engraçados para colocar e não encontrei nada a meu gosto, foi esta a solução que arranjei.

Espero que gostem.

15 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lindo, lindo, lindo, minha receita de bolo de chocolate é igualzinha a sua! Parabéns a sua filha! Bjinhos

Anabela disse...

Que lindo bolinho e de certeza bem apetitoso,bjs

Belinha disse...

Obg minhas kidas:*

Paula, a pipoca que me refiro é a minha sobrinha Eu não tenho filhos, infelizmente
bjocas *

Paulinha disse...

Ficou um delicioso bolo de chocolate!!!
A tua pipoca deve ter adorado de certeza.

Beijinhos

Carina disse...

Que máximo amiga!!!!!!!!
Ficou linderrimo e muito guloso!!!!
Imagino a felicidade da tua(s) princesa(s)!!!!

BEIJOCAS :)

Mary disse...

É uma delícia chocolate com creme custard...e aqueles pedacinhos de pêssego fazem a festa!
Muito bem decorado, a tua pipoquinha é uma sortuda! hehehe:)

Maria disse...

Hum... Adivinha-se o cheirinho e o paladar desse bolo.
Uma delicia Belinha.

Charmes by RM disse...

que belo bolooooooo

Luísa Alexandra disse...

O bolo está mesmo lindo!
Que tentação de interior!!!!

ameixa seca disse...

Que bom aspecto, já comia uma fatia :)

Smas disse...

Tão bonito!
Também ando à procura de um bolo de chocolate para os anos da minha filha :) Quem sabe não será este?!
Obrigada pela partilha.

argas disse...

Ficou mesmo lindo!! bjinhos

cozinha da tia Adelaide disse...

Ficou lindo e apetitoso, gostei muito da receita.
bjs

Babette disse...

Fiz um parecido para o aniversário dos meus filhos... coloquei a receita há dois dias!...
boa escolha de creme e recheio!!!
parabéns à pipoquinha!
babette

Marta disse...

Adorei este bolinho! Parabéns muito atrasados... Bjs