domingo, 23 de janeiro de 2011

Vieiras Gratinadas



sugestão de apresentação

3 vieiras em meia concha* (utilizei uma por pessoa)
6 camarões médios
Queijo Emmental ralado

Para o Béchamel:
Leite q.b.
Farinha q.b.
manteiga q.b.
Pimenta preta q.b.


Cozer previamente o camarão e reservar um pouco da água. Descascar o camarão.
Entretanto, separar a vieira da sua concha, passar por água e secar muito bem com papel absorvente. (Eu retirei o "coral " da vieira (a parte vermelha) mas quem quiser pode deixar ficar.)
Fazer o béchamel da seguinte forma: derreter uma colher de manteiga numa frigideira e, quando estiver derretida, adicionar uma colher de farinha bem cheia. Mexer bem e ir adicionando partes iguais de leite e água da cozedura do camarão até ficar com consistência cremosa. Temperar com um pouco de pimenta preta.
Untar as conchas com um pouco de manteiga, colocar o miolo da vieira, os camarões,  molho béchamel e um pouco de queijo ralado.
o miolo de vieira e o camarão
aqui já pronto a ir ao forno
Levar ao forno previamente aquecido e deixar gratinar.
Servir com tostas.

* eu usei vieiras em concha congeladas já arranjadas. Se usarem vieiras frescas, encontrei um video que explica como fazer a limpeza das mesmas - ver aqui

Notas: eu coloquei uns montes de sal no tabuleiro para que as conchas ficassem direitinhas.


13 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

ficaram muito bem nunca fiz um dia destes experimento,beijos amiga,gosto muito de ti

Belinha disse...

obg miga! tb gosto mt de tu:*

Papinha Doce disse...

Belinha,

mas que óptima entrada, deve ser bem gostosas.

Beijinho
Maria

Belinha disse...

Obg Maria:) sim,são muito gostosas e tenrinhas

Abelha Maia disse...

Então vim cá "roubar" a receita.
Ficaram mesmo com bom aspecto.
Obrigado pela partilha.
bjssss

disse...

eis algo que eu nunca provei =) mas fico sempre tentada quando as vejo à venda... mas o preço não é nada convidativo =(
ficaram com um belíssimo aspecto.

Belinha disse...

Sim Jú, lá isso é verdade mas tb uma vez por outra sabe bem estes mimos:)

Charmes by RM disse...

Semrpe fizeste....parecem-me bem

Belinha disse...

sim miga fiz e não me arrependi eheh modéstia à parte, estavam uma maravilha

cozinha da tia Adelaide disse...

Tem um óptimo aspecto, tenho a certeza que estavam uma delicia.
Beijinhos e boa semana

ameixa seca disse...

Nunca comi vieiras mas gosto de tudo que é marisco :)

Barida disse...

Ficaram com um aspecto delicioso, as tuas vieiras ! Adoro o gratinado por cima, :-)beijinho

Maria disse...

Um prato bonito e de certeza muito bom.
Eu sinceramente nunca fiz e nunca provei, mas estou com curiosidade.
Um beijinho.