sábado, 5 de fevereiro de 2011

Almôndegas da minha casa

in "As grandes receitas das famílias portuguesas" de Filipa Vacondeus
Sugestão de Apresentação


500 grs de carne picada (vaca e porco)
3 dentes de alho esmagados e picados
coentros picados (usei em pó)
50 grs de miolo de pão embebido em leite
1 ovo inteiro
sal (substitui por molho de soja)
farinha
azeite

Para o refogado:
1 cebola grande picada
2 dentes de alho esmagados e picados
0,5 dl de azeite
coentros e louro (usei em pó)
1 piripiri
2 tomates pequenos picados grosseiramente
água
vinho tinto q.b.(acrescentei eu)
sal

Misturar muito bem, numa tigela,as carnes picadas com os alhos, os coentros, o miolo de pão escorrido mas mal espremido,o ovo e o sal. Amassar com as mãos para ficar tudo bem misturado. tapar com um pano e deixar descansar meia hora. Entretanto num tacho largo, deitar a cebola picada, o alho, os tomates, o piripiri e o azeite e deixe refogar, em lume médio, até a cebola ficar transparente e cozida. Acrescentar um pouco de vinho tinto e deixar apurar. 
Deitar farinha para um prato, envolver as mãos num pouco e vá formando bolas envolvendo também na farinha. Aquecer azeite numa frigideira e ir alourando as almôndegas.
as almôndegas a serem alouradas

Quando estiverem todas fritas, colocar com cuidado no refogado *, envolver e cobrir com água quente. Deixar cozinhar, em lume brando, cerca de 15 minutos até o molho estar grossinho. Servir com arroz branco solto ou puré de batata. (Eu servi com tagliatelle)
Almôndegas envolvidas no refogado
(*Antes de colocar as almôndegas, eu passei o refogado com a varinha mágica para que o molho ficasse mais homogéneo)

4 comentários:

Susana disse...

Já à bastante tempo que não faço almondegas...que saudades. Essas abriram-me o apetite ficaram perfeitas.

Beijinhos

Belinha disse...

Obg Susana:*

disse...

Ora bem... almôndegas... vou colocar na minha ementa para um terça da próxima semana... tenho de estudar melhor...
não sei se alguma vez comi... bem não interessa... ficaram com belíssimo aspecto!!!!

O Barriguinhas disse...

Parece ter ficado delicioso!
Parabéns pelo blog e pelo prémio ;) que foi bem merecido. beijinhos e visite-nos sempre que quiser :D
Lúcia Fernandes