terça-feira, 19 de julho de 2011

Massa de Pizza

Cá em casa é raro fazer pizza, até porque meu pai não é grande apreciador. Mas, um dia destes, virou-se para mim e perguntou se eu sabia fazer pizza e se podia fazer uma para o jantar! Fiquei surpreendida com o pedido e lá lhe fiz a vontade. Tinha algumas receitas da massa para pizza no meu dossier de receitas mas decidi -me por esta que vi no blog Mangia che te fa bene.
O resultado: uma massa fina e crocante que não pesa no estômago:)
Cá vai a receita:

500 grs de farinha de trigo (usei farinha sem fermento Espiga)
1 colher de café de sal
30 grs de fermento fresco ou 1 saqueta de fermento seco
1 colher de sopa de açúcar
4 a 6 colheres de azeite (usei Azeite selecionado virgem-extra Espiga)
2 chávenas de leite morno( ou água, ou mistura de leite e água)

Desfazer o fermento numa chávena de leite, adicionar o açúcar  e reservar.
Colocar a farinha numa superfície (de granito, mármore, inox) e fazer uma cova onde se vai colocar o sal, o azeite e a mistura de leite e fermento. Misturar tudo muito bem e ir adicionando aos poucos o restante leite (pode não ser necessário juntar todo) até formar uma bola que não se agarre às mãos. Não sove a massa, o truque é misturar tudo delicadamente.
Cobrir a massa com um pano e deixe levedar cerca de 30 minutos a 1 hora (ou até a massa dobrar de tamanho).
Assim que esteja pronta, divida em duas ou mais porções e estique-as com a ajuda de um rolo numa superfície enfarinhada.
Untar a assadeira ou tabuleiro onde vai assar a pizza com um pouco de azeite ou óleo (no meu caso, usei spray para untar Espiga), picar com um garfo e deixar repousar cerca de 40 minutos.
Entretanto, deve pré-aquecer o forno.
Findo o tempo de repouso, levae a massa ao forno cerca de 5 a 10 minutos até dourar. Retire a massa do forno, coloque o molho e a cobertura a gosto e leve novamente ao forno cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter.

Aqui ficam agora as minhas pizzas :)
Pizza nº1:
molho de tomate (a receita será publicada brevemente)
Recheio: salame, azeitonas, bacon em pedaços, queijo emmental ralado

Pizza n.º2 
Molho de tomate
Recheio: atum ao natural, camarão, delícias do mar, cogumelos, queijo emmental

Buon Appetito!

4 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Gostei de ambas as versões!

Inês disse...

Já iam! Ficaram lindas! Essa massa fica fofa?

Belinha disse...

Inês, esta massa fica praticamente igual ao pão.Eu gosto da massa de pizza crocante e fina.
Mas há um truque para a massa ficar alta e fofa que tem a ver com a forma como a esticares. Vê este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=SjYqw1CLZsA

argas disse...

Lindas! Que saudades que eu tenho de pizza!