sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Moros y Cristianos - Feijão Preto com Arroz

Este prato, originário de Cuba, foi o eleito como acompanhamento de carne grelhada para o almoço do meu aniversário. Um prato simples e repleto de sabor...tal como eu gosto! A combinação poderá parecer-vos estranha ao início mas acreditem que não se vão arrepender de experimentar.
Espero que seja do vosso agrado.
in Teleculinária

Ingredientes:
Arroz branco cozido
 200 g feijão preto seco
 6 dentes de alho picados
 1 cebola média picada
 1 cebola roxa picada (não usei)
 1 dl de azeite
 1 dl de vinho branco
 1 colher (sopa) de vinagre
 1 colher (sopa) de açúcar
 1 cubo de caldo da galinha
 1 malagueta picada sem sementes
 2 folhas de louro
 1/2 colher (chá) de cominhos moídos
 1/2 colher (chá) de orégãos
 1 L de água
 Sal e pimenta q.b

Lavar bem os feijões e demolhar em água de um dia para o outro. No dia, deitar fora os que flutuam, passar os restantes por água, deitar para uma panela grande, juntar a água, temperar de sal, levar ao lume e deixar cozer durante 45 minutos (eu aqui cozi o feijão na panela de pressão para ser mais rápido).

Entretanto, aquecer o azeite num tacho, juntar a cebola, os alhos e a malagueta e deixar saltear durante 10 minutos. Juntar esta mistura à panela do feijão, adicionar também o vinho branco, o vinagre, o açúcar, o caldo de galinha, o louro, os cominhos e os orégãos, rectificar o sal, temperar de pimenta e deixar cozer, em lume brando, durante 1 hora e 30 minutos (eu deixei cozinhar cerca de 1h e optei por colocar o feijão no refogado e ir adicionando a água aos poucos ao invés de colocar a mistura na água).
Juntar mais água sempre que for necessário, mas garantindo que o molho fica espesso.

Retirar do lume, adicionar a cebola roxa picada e o arroz cozido, misturar bem e servir. (Eu optei por não misturar nem adicionar a cebola roxa)


Curiosidades: O nome deste prato refere-se às guerras entre os mouros (negros) e os espanhóis (brancos). Relembra a presença espanhola que se manteve durante séculos na ilha.


1 comentário:

Charmes by RM disse...

Feijão...e preto...nhammmmmmmmmmmmmm