quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lasanha à minha maneira

A minha 1º lasanha não me correu muito bem... tanto que não me atrevi a experimentar de novo durante muito tempo. Tinha usado, na altura, placas de massa seca que mesmo seguindo as instruções da caixa, ficaram mais rijas que cimento e ninguém gostou... 
Há uns tempos, numa ida às compras, encontrei na secção das massas frescas placas de (massa) lasanha. E lá me atrevi a trazer umas comigo e tentar novamente para superar o "trauma"...
O resultado? Melhor que o esperado! Já superei o meu "trauma lasanhês" :) 
Mas adiante que a conversa já vai  longa!


Lasanha à minha maneira

4 a 6 placas de massa (lasanha) fresca (usei marca continente)
1 cebola picada
2 alhos
azeite q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 folha de louro
1 colher de chá de mistura de especiarias torradas para Tajine
450 grs de carne picada
200 ml de polpa de tomate
1 pitada de açúcar
1 cálice de vinho branco
1 latinha pequena de ervilhas cozidas
400 ml de molho béchamel
queijo ralado q.b.

Num tachinho, colocar a cebola picada, os alhos esborrachados, o louro e azeite. Deixar alourar, adicionar de seguida os cominhos e a mistura de especiarias para que libertem os sabores. 
Juntar depois a polpa, o vinho e a pitada de açúcar. Deixar apurar uns minutos e, de seguida, triturar tudo muito bem para não se notar os pedaços de cebola.
Voltar a colocar o tacho ao lume, adicionar a carne e mexer muito bem com uma colher para que a carne não cole. Deixar guisar em lume brando cerca de 20 minutos. Se necessário, adicionar um pouco de água para que a carne não fique muito seca. Envolver depois as ervilhas neste preparado, desligar o lume e reservar.
Entretanto untar um pirex ou tabuleiro de barro com um pouco do molho béchamel. Colocar uma primeira camada de massa de lasanha, carne, massa de lasanha, béchamel e assim sucessivamente até terminar com uma última camada de molho béchamel. Polvilhar abundantemente com queijo ralado e levar ao forno gratinar cerca de 30 minutos. 
Depois é só comer tudinho :)

5 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

ficou excelente!!!

Carla disse...

Belinha,
Valeu a pena. A massa fesca de lasanha é óptima, não tem comparação possível com a seca.
Beijinhos

Luisa Alexandra ♥ disse...

A tua lasanha ficou com um aspecto mesmo muito bom, é uma refeição que eu gosto imenso.
Também prefiro as placas de massa fresca, mas quando utilizo a massa seca dou-lhe ume fervura prévia para as amolecer e coloco um pouco de molho béchamel entre cada camada.

Belinha disse...

Obg meninas <3

disse...

à tua maneira, à minha e certamente à de todos que são fãs de lasanha!!!
deslumbrante