sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma espécie de Bolo "Fruta&Fibra"

Fazer bolos é algo que me agrada muito. Seguir receitas... não é bem o meu forte... Ás vezes prefiro olhar para a minha despensa, munida do meu bloco-notas e ir criando uma receita nova. Se resultar, resulta; se não resultar...Pois bem, tenta-se de novo!
Desta vez, tentei criar uma espécie de Bolo Fruta& Fibra, inspirada pelos bolinhos desta marca
Resultado? Um bolinho fofinho e muiiiiito fácil de comer :P
Eis a receita:



Bolo Fruta&Fibra

3 ovos
100 grs de manteiga
2 chávenas de farinha T65 
3 colheres (de sopa) de açúcar amarelo
3 colheres (de sopa) de Maple Syrup
1 mão cheia de passas picadinhas
1 colher (de sopa) de linhaça moída
3 colheres de sopa de flocos de aveia
2 maçãs cozidas e reduzidas a puré
1 colher (de chá) de canela
1 colher (de chá) de fermento

Bater muito bem as gemas com a manteiga, o puré de maçã, o açúcar e o maple syrup. Adicionar a canela, as passas, a aveia e a linhaça. Envolver tudo muito bem e, seguidamente, adicionar a farinha com o fermento.
Por fim, juntar as claras batidas em castelo sem bater em demasia.
Untar uma forma com manteiga, forrar com papel vegetal, untar novamente com manteiga e deitar nela a massa.
Levar a cozer em forno médio durante 30 minutos. Testar  a cozedura com um palito.


Notas: Para ter mais fibra, poderão eventualmente substituir a farinha T65 por farinha integral. Eu não o fiz porque não tinha em casa.

3 comentários:

Larana disse...

gostei, gostei e gostei, agora manda uma fatia para me deliciar.

beijokinhas:)))

Belinha disse...

Aí vai miga:D bjoka

icas disse...

Parece bem para a minha dieta!!!!